Apresentação
O meu nome é Paulo Martins - Moro em Olhão e iniciei esta esta aventura na ornintologia em Setembro de 2005 com criação de canários de cor, iniciei com 5 casais agora este ano já estou com 30 casais, espero tirar bons canaritos para expor nas exposições nacionais e dar continuidade as minhas criações futuras...
Este ano de 2008 estou muito contente com alguns exemplares que tirei em mosaicos vermelhos e vermelho intensivo, julgo assim ir por bom caminho, mas como tudo é o tempo que nos faz mais entendidos desta linda obra a canaricultura.
Olá amigos, este ano 2010 vou fazer 60 casais de belas aves, para futuros contactos aqui ficam:
email: paulomartins_01@sapo.pt
telem: 910882664
domingo, 31 de janeiro de 2010
Arlequim Português
Sou criador de:
> Mosaico vermelho
> Mosaico Amarelo
> Vermelho Intenso
> Feo vermelho mosaico
> Branco
Criador com Stam: BX35
MUNDIAL 2010
Eposição Barcelos
COMO LAVAR CANARIOS PARA EXPOSIÇÂO
Após diversas solicitações de intervenientes neste fórum, venho esclarecer algumassituações que merecem uma informação adequada, dado que este tema foi tratado deforma ambígua, não sendo de todo esclarecedor.Penso que existe por parte de alguns criadores receio em ensinar aqueles que estão aprincipiar este maravilhoso hobby; será por medo?Quem confia nas suas aptidões e conhecimentos teóricos nada tem a recear.Quanto maior for a divulgação e maiores conhecimentos forem adquiridos, sóbeneficiaremos a Ornitologia além-fronteiras.Os criadores de canários que apostam seriamente nas exposições de maior prestígiopreparam as suas aves com grande antecedência e para isso utilizam o banho nos seus canários com alguma perícia e técnica, utilizando produtos inovadores para tornarem as suas aves mais atraentes na altura dos julgamentos.
Cada vez mais descobrimos novos produtos, pondo de parte o tradicional champôJohnson para bebés, pois muito embora tenha efeitos positivos, não produz o brilhodesejado e, ao mesmo tempo, não evita a acumulação de pó na plumagem aquando do transporte para o local do evento.Como entendo que este fórum serve para elucidar os criadores com a única intenção de contribuir para o melhorar do aspecto exterior das nossas aves, eis a fórmula utilizada pelos campeões de Brancos recessivos e não só:1- Dez dias antes da exposição procede-se à lavagem dos canários que vão a concurso;
2- Preparar 3 recipientes com água tépida ;
3- No 1º recipiente juntar a 1 litro de água o produto ou produtos indicados na alínea b)do nº 6 ;
4- Com um pincel de barba lavar os canários ;
5- No 2º recipiente juntar a 1 litro de água 5 a 10 ml de vinagre de maçã (produtobiológico) para eliminar os resíduos da lavagem com o produto referenciado no ponto nº3 (o vinagre de maçã tem que ser aquele que no rótulo tem as maçãs inteiras) ;
6- O 3º recipiente, ou seja a nossa terceira lavagem em 1 litro de água tépida, duasmedidas de glicerina para dar o brilho e a luminosidade às penas do canário e realçar a cor.Nota importante:a) Colocar as aves a uma temperatura entre 26º e 30º (processo de secagem)b) Este processo volta a ser efectuado na véspera da entrega das aves na exposição.Produtos a utilizar:-Super White (pó branco)-Briljant (shampoo)
Boa sorte para os futuros campeões, pois, desta forma, estão em pé de igualdade com os maiores em termos de brancura e brilho.
Espero que esta informação seja util para muitos criadores
Paulo Martins
Paulo Martins, Carlos Faisca, Carlos Leandro, Reinaldo Coelho, Professor Cintra, Xabregas.
Convivio com pessoal amigo da passarada
JANTAR ENTRE CRIADORES AMIGOS NO RESTAURANTE SOL POENTE EM ALBUFEIRA
NACIONAL 2008 PAÇOS FERREIRA
COMO REDUZIR A MORTALIDADE DURANTE AS CRIAÇÕES
Por Enrique Moreno Ortega
Veterinário especialista em aves
Canaricultura Muitos fãs na Espanha, e muitas pessoas têm problemas com a mortalidade entre os seus modelos durante a época de reprodução. Às vezes é difícil estabelecer as causas da morte dos canários, mas na maioria das vezes a origem encontra-se em práticas abusivas. Se você seguir os conselhos que dão começará então reduzir significativamente o número de vítimas.
A mortalidade pode ocorrer antes do nascimento (aborto) ou quando o filhote já foi liberada a partir do shell.
ABORTOS
A morte do embrião pode ocorrer nos primeiros dias de incubação, em uma etapa intermédia ou próximo do nascimento.
uma anormalidade) Chromosome, a presença de pesticidas, medicamentos ou toxinas e as infecções transmitidas pelos pais são motivos suficientes para o embrião de morrer em poucos dias de começar a incubação.
b) A morte num período intermediário do desenvolvimento pode ser devido à má nutrição dos pais, que transmitiram as deficiências de seus filhos. Assim, vemos que a falta de vitaminas como a vit. D3, vit. K, Vit B2, B5 vit, vit. B6, vit. B12, biotina, ácido fólico e outras substâncias, tais como manganês, fósforo, ácido linoleico, etc pode ser responsável por acidentes no mesmo período. Esta deficiência nutricional pode ser causado indirectamente por abusar de antibióticos, pois eles destroem a flora digestiva capaz de sintetizar algumas das substâncias acima nos intestinos dos pais.
As infecções virais, infecções bacterianas e fúngicas também podem ser considerados responsáveis pelos abortos nessa faixa etária.
c) Por último, a morte do canário pouco antes do nascimento pode ser devido à presença de genes letais ou anormalidades cromossômicas. Lembre-se que em nossa ânsia de estabelecer certas características dos canários na corrida com o que eles estão trabalhando muitas vezes são usados para a consanguinidade, com todos os efeitos indesejáveis que isso implica.
Deficiência de vitaminas como A, D3, E, K, ácido pantotênico e ácido fólico doenças infecciosas como o ponto famoso "negro" são também responsáveis pela morte do embrião.
Às vezes tão simples como colocar banheiras prática pais ou aumentar a humidade do aviário podem evitar que o pau para pinto dentro do ovo, porque se assim não é possível corretamente girada para quebrar a casca e morrerá na tentativa.
MORTE APÓS NASCIMENTO
Em outros casos, a morte ocorre após o canário já nasceu. Algumas das causas responsáveis são:
a) Abuso de antibióticos.
É prática comum por muitos Canaricultores o abuso de antibióticos nos momentos antes do acasalamento e durante a mesma. Sob o pretexto de "dinheiro" ou preparação para a criação de canários são bombardeados com cocktails de antibióticos. Este desvio de medicamentos resultados na minha opinião, mais mal que bem. Os efeitos indesejáveis que ocorrem são:
• A imunossupressão: há evidências de que certos antibióticos como a tetraciclina, deprimir a função imune em aves, com o consequente risco que poderiam ser infectados por qualquer oportunismo agente infeccioso.
• Aparecimento de resistência bacteriana: por vezes utilizado doses insuficientes ou inadequadas por um tempo. Isso faz com que as bactérias se tornam resistentes a esses medicamentos, de modo que quando você realmente não precisa nos servir.
• Distúrbios gastrointestinais com antibióticos não só eliminar as bactérias perigosas como também benéfica, segundo o responsável para fazer substâncias úteis ao organismo do canário como as vitaminas.
• Aparecimento de infecções fúngicas: as bactérias e os fungos estão em equilíbrio no intestino das aves, eliminando assim um dos grupos favorece o crescimento excessivo do outro. Por exemplo, o uso excessivo de tetraciclinas é fácil que apareça a candidíase.
• Alteração do desenvolvimento embrionário: algumas substâncias como as penicilinas, tetraciclinas, cloranfenicol, sulfonamidas e foi encontrado para interferir com o desenvolvimento embrionário normal. Embora a maioria das investigações foram conduzidas em antibióticos antigos, como os mencionados acima, é possível que o novo não-perigoso também. Seria razoável nestes casos, a medicação usada com cuidado em mulheres que estão colocando.
b) Hipo ou hipervitaminose.
Pequenas deficiências de vitaminas nas Canárias pode ser ampliada durante a reprodução, especialmente se você fizer vários lugares. E é que os níveis adequados para um adulto podem ser insuficientes para uma fêmea que está levantando.
Atualmente também é possível encontrar casos de hipervitaminose, já que é habitual para o canaricultor acrescentar suplementos de vitaminas para o mercado de massa de reprodução, já que muitas vezes vêm com os níveis de vitaminas necessárias. Esta vitamina em excesso não é menos prejudicial do que a falta dele. c) A preparação inadequada de alimentos.
A grande maioria dos criadores de canários costumam usar alimentos molhados para incentivar a alimentação dos filhotes pelos pais. O uso de sementes germinadas, cole o cous cous ou molhado pode ser prejudicial se não for preparada adequadamente ou se não for demasiado longo para atingir as aves. E é que altas temperaturas e umidade favorecem o molde de alimentos, não surpreende que os jovens de gripe aviária muitos sofrem de infecções por Candida.
d) falta de higiene.
A época de reprodução é uma época de trabalho árduo para o canaricultor, então às vezes a higiene é um aspecto que é negligenciado. Isto promove a infecções bacterianas intestinais que estão sendo traduzidos para diarréia em filhotes.
Em outras vezes, em uma tentativa de manter o pássaro quente, não há instalações de ventilação deficiente, com os consequentes problemas respiratórios (dificuldade respiratória, sinusite, etc.) Em aves.
Estas são algumas das causas de mortalidade durante os canários reprodutores. Infelizmente não os únicos, mas eles podem mais facilmente obter a evitar. Em situações de mortalidade generalizada é aconselhável requerer os serviços de um veterinário especialista em aves.
© Enrique Moreno Ortega
Sem comentários:
Enviar um comentário